Floresta petrificada – Mata (RS)


Conhecida como a cidade de Pedra, Mata se encontra a 70 km de Santa Maria, Rio Grande do Sul. É uma cidade conhecida pela enorme quantidade de fósseis vegetais, que ornamentam as ruas.

  
A ideia de encher a cidade com os troncos petrificados foi de um padre, chamado de Daniel Cargnin, o que ocasionou na depredação de diversos sítios arqueológicos. A ideia foi bem recebida pela administração, que na época estimulou os próprios moradores a enfeitarem suas residências com essas “pedras”, inclusive fornecendo mão de obra.

Esses fósseis vegetais estão espalhados por toda a cidade, ruas, calçadas, muros foram ornamentadas. Praças foram construídas com as madeiras petrificadas, como por exemplo, a Praça Martimiano Eggres da Costa, em frente à Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, lá, existe um tronco com 11 metros de comprimento e 1 e de espessura, sustentado por colunas de concretos.  



Outra praça é a Praça de Santo Brugalli, situada no centro da cidade, onde possui escadas feitas com tronco de madeira petrificada.



Entre a praça e a Igreja Matriz, há uma escadaria da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, feito de madeira petrificada.




A idade dessas madeiras petrificadas é estimada como, aproximadamente 220 milhões de anos, remetendo ao período Tríassico. Além de fósseis vegetais, também foram encontrados na região da Mata, fósseis de Rincossauros e Cinodontes, apesar de serem mais comuns em São Pedro do Sul.

Cinodonte
Rincossauro


Por ser uma cidade “diferente”, faz com que a cidade de Mata seja um interessante ponto turístico. Além da própria cidade que possui esses fósseis espalhados pela cidade, existe um Jardim paleobotânico, uma reserva de fósseis naturais, tendo uma área de 36.000 m2.



Por Rodrigo Soto

Fontes:
   
https://jornalggn.com.br/fora-pauta/mata-a-cidade-gaucha-de-madeiras-petrificadas
https://www.mprs.mp.br/noticias/15907/
http://www.riogrande.com.br/mata_como_surgiram_as_madeiras_petrificadas-o10251.html

Comentários

Postagens mais visitadas