Fósseis de Uberaba - Minas Gerais




Os fósseis de Uberaba localizam-se especificamente em Peiropólis, um bairro da cidade conhecido como centro paleontológico. Este local abriga fósseis de mais de 80 milhões de anos do período cretáceo.

O local é encontrado sob a formação Marília que compreende o Grupo Bauru qual possui sedimentação de arenitos.




Essa formação geológica é da idade Maastrichtiano, período cretáceo, era mesozoica e éon fanerozoico.


Museu Paleontológico


 Museu possui diversos registros fósseis descobertos 
pela região e réplicas.

O local se localiza em uma antiga estação de trem.

Por se tratar de uma região rica em registros fósseis, Peirópolis abriga um museu paleontológico que armazena diversas descobertas e expõe réplicas detalhadas desses animais. Uma das hipóteses para que o local possua grande variedades de fósseis e bem conservados, é de que essa preservação deve-se ao fato de que naquela região havia muita enxurrada e com isso os restos esqueletais eram transportados através dessas correntes para o fundo dos lagos e ficavam impregnados no carbonato de cálcio abundante na água.

Uberabasuchus terrificus  

É uma das maiores descobertas da paleontologia brasileira por ter sido encontrado com 70% do esqueleto preservado e se tratar de um cocrodilomorfo que atacava dinossauros. Essa característica foi descoberta pelo estudo da mandíbula do animal que é grande e com dentição perigosa.
O nome Uberabasuchus terrificus significa ''Crocodilo terrível de Uberaba''.

 Reconstituição em animação do que seria o animal.


Um bando de Uberabasuchus terrificus atacando um dinosauro,
sendo a caracterísitca marcante do animal.

Réplica do crocodilomorfo exposta no museu.


Uberabatitan riberoi 

É o maior dinossauro brasileiro conhecido e foi encontrado no local de Uberaba. Chegava a medir 19m de comprimento, 5m de altura e pesar cerca de 16 toneladas. Os fósseis de três indivíduos de titanossauros foram encontrados na região em 2004 durante a duplicação da BR-050 e só foram totalmente retirados 2 anos depois por se tratar de mais de 3 toneladas de material.
O nome Uberabatitan riberoi refere-se ao local onde o fóssil foi encontrado e um homenagem ao paleontólogo Luiz Carlos Borges Ribeiro.


Réplica do Uberabatitan logo na entrada do museu

 Fósseis encontrados na duplicação da BR.

Fóssil montado do Titanossauro

Ovos intactos


É a única região onde foram encontrados ovos intactos de dinossauros com mais de 70 milhões de anos. Ainda não se sabe sobre o que corresponde os ovos mas há hipóteses de que sejam de Titanossauros e estudos mais detalhados irão confirmar sobre  o que há dentro desse material raro. 


Um dos ovos permanece preservado devido à sedimentação, já o outro sofreu esmagamento.

Cambaremys langertoni

Réplica da C. lagertoni encontrada no local e exposta no museu.

É uma tartaruga encontrada no local e que corresponde ao período cretáceo. Se trata de um animal que pode ter morrido ovem por ainda apresentar espaços não preenchidos para o crescimento em seu casco. O fóssil foi encontrado em boas condições e isso deve-se ao fato da carapaça ser encontrada para baixo o que preservou os restos esqueletais, possivelmente pode ter sofrido soterramento rápido por ter sido encontrada nessa posição.


Fósseis encontrados por Peiropólis 

Tabela com os animais encontrados na região de Uberaba- MG.

Por Brenda Menezes




Referências



PALEONTOLOGIA: Fóssil de dinossauro é encontrado em obra no Triângulo Mineiro. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/fossil-de-dinossauro-e-encontrado-em-obra-no-triangulo-mineiro-d6fu742emv30r8l7qm9dg5we5>. Acesso em: 19 maio 2018.
TRIÂNGULO Mineiro: Raros no país, ovos de dinossauros são apresentados em Uberaba. Disponível em: <http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2015/11/raros-no-pais-ovos-de-dinossauros-sao-apresentados-em-uberaba.html>. Acesso em: 20 maio 2018.
SEDIMENTAÇÃO da Bacia Bauru: cenário tectônico, idade dos depósitos e ambientes paleodeposicionais. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/138764>. Acesso em: 20 maio 2018.
LLEWELLYN Ivor Price. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Llewellyn_Ivor_Price>. Acesso em: 19 maio 2018.
TAVARES, Roberto et al. HORIZONTE CIENTÍFICO: LEVANTAMENTO DA GEOLOGIA DA BACIA BAURU (CRETÁCEO SUPERIOR) NA REGIÃO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO, MINAS GERAIS. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8022>. Acesso em: 20 maio 2018.
CENTRO de pesquisas paleontológicas: Llewellyn Ivor Price. Disponível em: <http://www.uftm.edu.br/proext/cccp/centro-de-pesquisas-paleontologicas-llewellyn-ivor-price>. Acesso em: 19 maio 2018.
UBERABASUCHUS. Disponível em: <http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/2540/n/antes_dos_dinossauros/Post_page/10>.Acesso em: 19 maio 2018.
FORMAÇÃO Marília. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Forma%C3%A7%C3%A3o_Mar%C3%ADlia>. Acesso em: 19 maio 2018.

CAMBAREMYS langertoni. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cambaremys_langertoni>. Acesso em: 19 maio 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas