Fósseis de Lagoa Santa


Peter Wilhelm Lund, naturalista dinamarquês, desembarcou no Brasil no ano de 1825 no Rio de Janeiro organizou coleções botânicas e voltou ao seu país de origem. Retornou ao Brasil em 1832 onde se estabeleceu definitivamente. Lund é considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil, e há mais de 12 mil anos descobriu fósseis na região de Lagoa Santa- MG.

 



Entre suas descobertas, a mais famosa é a denominada Homens de Lagoa Santa, onde descobriu 31 crânios humanos, que revelou a presença humana no local há mais de 10 mil anos. Contam- se também, exemplares de smilodon (tigre- dentes- de- sabre), megatério (preguiça gigante), mastodonte (parente de mamute) e outros animais. No campo da arqueologia, relatou descobertas importantes sobre pinturas rupestres, onde retratavam animais já extintos, e instrumentos de pedra que utilizavam como ferramentas.






Em cavernas da região descobriu ossos humanos misturado com de outros animais. Na Lapa do Santo, uma caverna na região de Lagoa Santa, observou padrões de sepultamentos complexos, com desmembramento dos corpos e disposição seguindo regras. Essa caverna era um centro de rituais ligados a morte, e ainda há desenhos em relevo que indicam rituais de fertilidade.



Imagens:
https://alchetron.com/Peter-Wilhelm-Lund
http://www.ebc.com.br/cultura/galeria/videos/2012/09/arqueologo-dinamarques-ganha-museu-em-mg
https://www.flickr.com/photos/michelrezende/434518432/in/photostream/
https://novaescola.org.br/conteudo/225/5-animais-gigantes-que-habitaram-o-brasil-ha-milhares-de-anos
http://www.lagoasanta.com.br/homem/pintura_rupestres.htm
http://arqueologiadecaverna.blogspot.com.br/2012/07/lapa-do-santo_22.html
https://phys.org/news/2015-09-year-old-ritualized-decapitation-brazil.html
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/prehistoria-no-brasil.htm


Comentários

Postagens mais visitadas