Parque Nacional da Serra da Capivara

     O Parque Nacional da Serra da Capivara fica situado no Piauí,  é um parque arqueológico inscrito pela UNESCO como patrimônio mundial.

                                        



Tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais e a proteção da principal concentração de pinturas rupestres das Américas e possui sítios arqueológicos da ocupação pré-historia das Américas. É formado por um conjunto de vales e chapas onde são encontrados mais de 700 sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outro utensílios cotidianos.



Possui um relevo acidentado, semi árido, onde promove períodos alternados de seca e chuva.A historia geológica da região começa no período pre-cambriano cerca de 570 milhões de anos atras, sendo registada na forma de rochas cristalinas e mármores que compõe a faixa de dobramento Riacho do Ponttal. Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as paredes rochosas, são formas de comunicação utilizados pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do Parque.
                               
 Com variadas formas,cores e temas foram pintadas rituais de sexo, guerra, caça e diversos aspectos da vida cotidiana. Podendo assim, inferir como era a vida dessas pessoas naquela época.e lá são encontrados os fósseis mais antigos do brasil.



Arqueólogos descobriram esqueletos de crianças de mais de 3 mil anos no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí. Dos 12 esqueletos enterrados encontrados, 5 foram totalmente escavados em campo e 7 foram encasulados e transportados para o laboratório de vestígios orgânicos da Fundação Museu do Homem Americano, onde estão sendo escavados e analisados minuciosamente.

                                
A descoberta de um crânio de um fóssil é considerado um dos mais importantes da história brasileira. Foi encontrado em 1997 pela equipe Niède no Parque Nacional da Serra da Capivara. Estima-se que vivera há 10 mil anos atrás.
                                

Crânio de Zuzu, Homem de 9920 anos exposto no Museu do Homem Americano, no Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí.

As escavações na Serra da Capivara, no Piauí, ajudaram a questionar a teoria tradicional de que o homem teria chegado das Américas há mais de 10 mil anos, vindo da Ásia, cruzando o estreito de Bering rumo ao Alasca durante a baixa do nível do mar na Era Glacial.
                             


     Infelizmente, o Parque Nacional da Capivara, passa por uma crise econômica pela pouca quantidade de
turistas que vão visitar os sítios arqueológicos, as pessoas não tem dimensão da importância deste parque 
para a reconstituição da história arqueológica, cultural e econômica ali presente e alguns nem sequer sabem 
que ele existe.

                                  

´“Este lugar poderia receber entre 5 e 6 milhões de turistas por ano. Mas só recebe 20 mil. É um patrimônio da humanidade que ainda não foi reconhecido devidamente”. A declaração é de autoria da arqueóloga paulista Niède Guidon, uma Indiana Jones da caatinga



Referências:
´https://brodda.com.br/blog/serra-da-capivara-um-tesouro-escondido-no-piaui/

Comentários

Postagens mais visitadas