Parque Paleontológico de São José de Itaboraí (RJ)

Parque Paleontológico de São José de Itaboraí-RJ

 Figura 1 -Rio que se localiza na região central do Parque Paleontológico de São José de Itaboraí.
  •      Localização

       O parque paleontológico localiza-se no município brasileiro de Itaboraí no estado do Rio de Janeiro, estando próximo a São Gonçalo, Niterói e a Baia de Guanabara. Apesar das reduzidas dimensões, possui características extremamente importantes, chamando a atenção dos pesquisadores por sua riqueza fossilífera. Também se destaca como um dos importantes sítios arqueológicos do Brasil.

Figura 2- Localização por imagem de satélite do Parque Paleontológico de São José de Itaboraí.


Figura 3- Delimitação do parque paleontológico de São José de Itaboraí.



  •   Origem Etimológica 

"Itaboraí" é uma palavra de origem tupi que admite duas etimologias:
    "rio da pedra bonita", através da junção dos termos itá (pedra), porã (bonita) e 'y (rio).
    "rio das pedras brilhantes", através da junção de itá (pedra), berab (brilhante) e y (rio). 


  •       Origem e Período Geológico 
       No caso de São José de Itaboraí, os sedimentos são principalmente de origem química, representados por rochas calcárias e depósitos detríticos.  Sua formação está relacionada aos fenômenos de soerguimento da serra do mar, causados por atividade tectônica que modificaram a crosta terrestre e provocaram a elevação de um lado do continente, gerando seu rompimento e consequentemente o rebaixamento das áreas vizinhas. Nas partes baixas foram formadas pequenas bacias sedimentares, como a de São José de Itaboraí, cuja idade geológica é de aproximadamente 65 milhões de anos.


Figura 4- Parque paleontológico de São José de Itaboraí durante o período de ocorrência das atividades mineradoras. 

Figura 5- Parque paleontológico de São José de Itaboraí durante o período de ocorrência das atividades mineradoras.



  • Tipos de Fósseis

a) Terciário (fósseis mais antigos)- gastrópodes pulmonados, indicadores de fauna continental, sendo a maioria constituída por caramujos de mato e alguns tipicamente aquáticos, e por restos de vegetais (principalmente sementes). 


b) Paleoceno Superior (aproximadamente 55 milhões de anos)- mamíferos primitivos  representantes dos primeiros grupos a se irradiarem em ampla escala no planeta, após a extinção em massa dos dinossauros há 65 milhões de anos. restos de lagartos, cobras e tartarugas. 

c) Pleistoceno (1,8 milhões a 8.000 anos)- megafauna, representada por mastodontes e preguiça-gigante.

Os fósseis do Paleoceno de Itaboraí são correlacionados aos existentes na Patagônia, sem outros representantes nas Américas, tendo sido responsáveis pela definição do andar Itaboraiense, uma das subdivisões da escala geológica de tempo, utilizado mundialmente. 


Figura 6- Bradypus Variegatus (Preguiça Gigante).

Figura 7- Da esquerda para a direita e do alto para baixo - Fósseis da bacia: sementes, gastrópode, fragmento de crânio de rã, ave, dente de crocodilo, crânio e mandíbula de marsupial e mandíbula do ancestral de uma forma similar ao cavalo.



  •  Sequências Sedimentares
a) Inferior - a mais antiga, carbonática, com presença de fósseis de gastrópodes pulmonados, ostrácodes, vegetais (sementes, madeira e folhas) e, mais raramente, de vertebrados.


b) Intermediária - constituída por depósitos detríticos mais ou menos carbonáticos, com fósseis de vertebrados. Esta sequência tem especial valor por ter gerado o nome Itaboraiense para um andar (uma das subdivisões da escala geológica do tempo), utilizado mundialmente.

c) Superior - não contém carbonatos, sendo constituída quase que totalmente por argilas, areias e cascalhos fossilíferos do pleistoceno (1.8 milhões até 8.000 anos atrás) e artefatos utilizados pelo homem pré-histórico.



  • Importância

       A Bacia de Itaboraí contém os registros brasileiros mais antigos da fauna e flora fóssil de origem continental que se desenvolveu há aproximadamente 60 milhões de anos, após a extinção dos dinossauros. É ricamente fossilífera, onde foram coletados milhares de fósseis de animais (gastrópodes, mamíferos, aves, répteis e anfíbios) e vegetais. Os gastrópodes e os mamíferos são os fósseis mais abundantes. Os primeiros são comuns no calcário argiloso cinzento que formava o assoalho da bacia, enquanto os mamíferos são predominantes nos sedimentos que preenchiam as fendas que cortavam verticalmente os calcários. Restos de preguiça gigante, mastodonte e tartaruga (mais novos) foram encontrados em pequeno depósito de cascalho ao sul da bacia.

      A ocupação humana, estudada pela Arqueologia, também é antiga e deixou seus registros na bacia. Foram encontrados artefatos, isto é, instrumentos confeccionados pelo homem primitivo. Com isso, foi possível descobrir que o homem pré-histórico habitou a parte mais alta do local que hoje em dia é denominado “Morro da Dinamite”. 

     No ponto de vista econômico, durante cerca de 50 anos, a Companhia Nacional de Cimento Portland - CNCP explorou o calcário da Bacia de São José de Itaboraí, produzindo cimento. O estádio do Maracanã e a Ponte Rio - Niterói foram construídos com o cimento produzido a partir do calcário da jazida de São José de Itaboraí. 



Figura 8- Excursão de paleontólogos na procura por fósseis. 

Imagem 9 -Fóssil encontrado durante a Excursão.




      Por: Ilanna Maria.

  • Referências Bibliográficas


  1. MAURÍCIO, José et al. Itaboraí - Parque Paleontológico de São José de Itaboraí. XXI Congresso Internacional de Geologia. 2000. Disponível em: <http://itaboraiweblist.com.br/index.php/component/content/article/21/1756-itaborai-parque-paleontologico-de-sao-jose-de-itaborai>.
  2. BELTRÃO, Maria. Implantação do Parque Paleontológico de São José de Itaboraí. Disponível em:<http://www.mariabeltrao.com.br/portfolio-item/projetos/>.


      Links das Figuras
Figura 1: <http://correiodacidadeonline.com.br/itaborai-distribui-mudas-e-promove-visita-e-plantio-no-parque-paleontologico-nesta-segunda08/>.
Figura 2: < https://www.researchgate.net/figure/Figura-2-Bacia-de-Sao-Jose-de-Itaborai-Note-o-lago-formado-na-depressao-junho-2011_fig2_236588780>.
Figura 3: <https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Localizacao-da-Bacia-de-Sao-Jose-de-Itaborai-com-a-delimitacao-do-Parque_fig1_302544819>.
Figura 4: <http://sigep.cprm.gov.br/sitio123/sitio123_Fig01_mini.jpg>.
      Figura 5: <http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/arqueologia/img/beltrao_02.jpg>.
Figura 6: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/10/replica-de-preguica-gigante-e-exposta-no-triangulo-mineiro.html>. Foto retirada por L. Adolfo/AE. 
Figura 7: <http://itaboraiweblist.com.br/index.php/component/content/article/21/1756-itaborai-parque-paleontologico-de-sao-jose-de-itaborai>.
F    Figura 8/9: <https://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/fossil-de-animal-pre-historico-encontrado-no-rio-vai-ser-estudado-na-ufrj-08092014>.
F    

Comentários

Postagens mais visitadas