Registros fósseis de invertebrados

Os invertebrados são animais multicelulares que não possuem coluna vertebral , diferente dos animais vertebrados que possuem como característica a presença de uma coluna vertebral segmentada e de um crânio que confere proteção para o cérebro.

Os fósseis de invertebrados encontrados remetem a partes duras desses animais, como por exemplo, as conchas de moluscos ou espículas de poríferos (esponjas). Essas partes duras são mais fáceis de serem preservadas, devido sua composição.

As espículas dos poríferos são constituídas por diferentes formas químicas, o que caracteriza cada classe, como por exemplo, a classe Calcarea, que possui espiculas formadas por carbonato de cálcio (CaCO3) e a classe Hexactinellida que possui espiculas formadas por sílica (SiSO2). A classe Demospongiae possuem suas espiculas silicosas ou fibras de espongina. Essas estruturas funcionam como o “esqueleto” desses animais, promovendo seu suporte. Por serem formados por materiais resistentes, são preservadas facilmente.


                                        Espiculas remetentes aos período cambriano (~520 Ma)

Apesar das espiculas comporem a parte dura dos poríferos, fosseis de esponjas inteiras foram encontrados, como a Hydnoceras, uma esponja-de-vidro, membro da classe Hexatinellida do período Devoniano, Vauxia do período Cambriano e entre muitos outros.

                                                          Hydnoceras - período Devoniano 

                                                          Hydnoceras - período Devoniano 


  Vauxia - período Cambriano

Outro registro fóssil bastante encontrado são conchas, que são formadas em parte por conchiolina (proteína formada por queratina, elastina e colágeno) e carbonato de cálcio (CaCO3), substâncias que podem promover a preservação da concha. Um dos principais representantes de animais portadores de conchas são os moluscos. O filo Mollusca possui 8 classes, onde a maioria dos representantes possuem conchas. Os fósseis de conchas mais comuns são a de bivalves, animais caracterizados por possuírem a concha formada por duas valvas. Outra classe de moluscos cuja fósseis foram encontrados são os cefalópodes. Embora os cefalópodes sejam representados por polvos e lulas (que possuem conchas internas), os fósseis encontrados remetem a amonóides (grupo extinto), parentes do que hoje são os nautiloides, os fósseis encontrados são datados do período cambriano.

                                                                  Concha de um bivalve

Concha de um amonóide, grupo extinto dos cefalópodes 

Moluscos não são os únicos representantes de invertebrados que possuem conchas, os braquiópodes são animais que possuem conchas formadas por duas valvas, semelhante ao dos bivalves. Esses animais possuem uma estrutura chamada lofóforo (característica do filo), usada na alimentação. Fósseis encontrados de braquiópodes remetem ao período Cambriano.

Concha de um braquiópode


Por: Laís Casqueiro, Ilanna Holanda, Luiza Braga, Rita de Kássia, Kamila Oliveira e Rodrigo Gonzalez

Referências 
http://www.fossilmall.com/Western-Fossils/Cambrian/cambrian11/Cambrian11.htm
https://www.flickr.com/photos/jsjgeology/39353732330/in/photostream/
http://burgess-shale.rom.on.ca/en/fossil-gallery/view-species.php?id=126&m=6&&ref=i
https://pt.wikipedia.org/wiki/Porifera


Comentários

Postagens mais visitadas