Fosseis de Sousa - Vale dos dinossauros


Localização do sitio arqueológico de sousa - Vale dos Dinossauros PB

O município de Sousa localiza-se no sertão da Paraíba, a aproximadamente 430 km de João Pessoa.

No alto sertão da Paraíba, no município de Sousa, encontra-se uma região com a maior incidência de pegadas de dinos do mundo, Demonstrando a grande diversidade de especies que habitavam no ha cera de 140 milhões de anos do período do cretáceo.


Na região, existem mais de 300 rastros fossilizados, espalhados por cerca de 700 km², com algumas trilhas que chegam a ter 150 metros de extensão.


Vale dos dinossauro -Paraíba

Trilha de um Carnossauro no Vale dos Dinossauros.
A maior parte das pegadas são encontradas na região da Bacia do Rio do Peixe, á, encontram-se rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos. Destacam-se as trilhas das localidades da Passagem das Pedras, onde foram descobertas os primeiros indícios de dinossauros brasileiros, no fim do século XIX. onde foi apelidado de Vale dos dinossauros, que foi transformado em um parque paleontologia natural, preservando os fosseis e permitindo a interação com o publico, oferecendo passeios e trilhas, aproximando o publico com a paleontologia e sua importância. As marcas deixadas por esses animais pelo sertão paraibano despertam o interesse de cientistas brasileiros e estrangeiros, atraindo também muitos turistas e curiosos de todo o mundo.








Iguanodonte
No vale dos dinossauros podemos encontrar pegadas do gigantesco , dinossauro herbívoro bípede, com mais de 4 toneladas, como também o Estegossauros e Alossauros  porém a maior parde das pegadas foram deixadas por dinossauros carnívoros, essas pegadas variam muito de tamanho algumas com tamanhos de pé de galinha a outras com tamanhos de pé de elefante, todas elas em excelente estado de conservação.  




Pegadas de Iguanodonte do Parque dos Dinossauros - PB


Esses estado de conservação  foi possível pois o clima e tipo de rocha na época era favorável. Na época em que os dinossauros habitavam Sousa, o clima era quente e seco. O Oceano Atlântico ainda não existia, sendo a América do Sul conectada à África. Isso fazia com que as áreas internas ao continente sul-americano fossem muito áridas, com uma sazonalidade climática bem marcada, com períodos de chuva curtos e intensos. Cenário que favoreceu bastante o possibilidade de registro das pegadas.




Algumas fotos: 

Pegadas de pequenos carnívoros , vale dos dinossauros -PB 
Vista do local das pegadas fossilizadas no Vale dos Dinossauros.














Museu de paleontologia - vale dos dinossauros 



Vale dos dinossauros PB. Por Gisalimm. 


Vista do ponto de observação - Vale dos dinossauros  









Com isso os fosseis de Sousa, se tornaram um dos mais importantes descorbetas da atualidade, contribuindo muito para os estudo de paleontólogos.


Por Gustavo Soares









Fontes:



https://pt.wikipedia.org/wiki/Vale_dos_Dinossauros_(Sousa)

Comentários

Postagens mais visitadas